Back To Top

Ferramenta para Agilizar Processos Jurídicos

Justiça do Trabalho investe em tecnologia para acabar com a papelada que lota tribunais e atrasa julgamentos

Verdadeira revolução na área trabalhista. Isso é o que se espera do Sistema Unificado de Acompanhamento Processual (Suap), desenvolvido pela Justiça do Trabalho.

Sistema que utiliza o Certificado Digital, o Suap pretende acabar, através da tramitação eletrônica de documentos, com a papelada que lota os tribunais e contribui para agravar a morosidade dos processos.

Por meio do SUAP a ferramenta, advogados poderão dar início a uma reclamação trabalhista ou até mesmo encaminhar petição já elaborada anteriormente sem precisar apresentar documento em papel – tudo através da Internet, da própria casa ou do escritório.

Com a validade jurídica conferida ao Certificado Digital, o processo será distribuído automaticamente e o próprio sistema informará a data da primeira audiência de conciliação e instrução.

Atualmente, já existem sistemas semelhantes em tribunais do país para fazer petições de forma eletrônica. Mas é a primeira vez que um ramo do Judiciário cria um padrão nacional para fazer esse tipo de trabalho.

Espera-se que, até 2011, toda a Justiça do Trabalho passe a ser digital.


Default Blue Green